Pinheiral promove ação de Saúde na Escola
O projeto oferece uma atenção especial aos estudantes da rede pública
As Secretarias de Saúde e de Educação de Pinheiral estão promovendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), uma ação que tem como objetivo a prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico da rede pública.
O programa, que teve início hoje (05 de abril) e vai até o mês de junho, visitou, nesta manhã, a Creche Municipal Sebastiana da Conceição Queiroz. A equipe de Saúde da Família em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou 68 atendimentos e nessa escola, as crianças passaram por avaliações de antropometria (peso/altura) e de saúde bucal.
O município de Pinheiral vem sendo beneficiado desde 2013 com o PSE. A expectativa da organização é passar pelas 18 unidades atendendo aos 3552 estudantes. Neste projeto, estão incluídas as creches, pré-escolas, educação infantil, ensino fundamental e médio e o EJA (Educação de jovens e adultos).
Conforme explica a coordenadora do PSE, Kelly Valente, o programa tem metas estabelecidas. “A avaliação do estado nutricional por meio da antropometria, que objetiva colher informações sobre o crescimento e o desenvolvimento dos escolares através da avaliação do peso e do comprimento/altura, a ação de saúde bucal, que avalia o estado de saúde bucal e identifica os estudantes com necessidade de cuidados específicos para serem encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde e, posteriormente, aos profissionais da odontologia. Também, a saúde ocular, que detecta estudantes com alterações na visão, acarretando em dificuldades no aprendizado, e controla a deficiência visual na infância evitando o atraso no desenvolvimento e a verificação da situação vacinal, que tem como meta o direcionamento de todos os educandos para atualização da Caderneta de Saúde ou Cartão de Vacina na rede de saúde”, explica Kelly.
Ainda de acordo com a coordenadora, o segundo componente do programa é composto pela Promoção da Segurança Alimentar e da Alimentação Adequada e Saudável. A ação é realizada com os estudantes e seus responsáveis através de palestras. Promoção de Cultura de Paz e Direitos Humanos, Promoção de Saúde mental, Saúde e Prevenção em temas como direito sexual e reprodutivo DST/AIDS, álcool, tabaco e outras drogas, serão assuntos abordados. Além disso, Estratégia NutriSUS – Fortificação da Alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó, adicionada a uma das refeições oferecidas diariamente nas creches, tendo como objetivo potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância.
Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil