Prefeito inaugura sede do projeto Cidade da Música
A sede tem diversas salas de música e ensaio, com tratamento e isolamento acústico em todos os locais.
Um sonho sonhado sozinho é um sonho; um sonho sonhado junto, ganha a possibilidade de se tornar realidade. E foi o que aconteceu com o sonho do maestro Nicolau Martins de Oliveira, sonhado há 41 anos que, na sexta-feira dia 8 de maio ganhou vida: o prefeito Antonio Francisco Neto inaugurou a sede do projeto “Volta Redonda, Cidade da Música”, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que hoje atende mais de 4 mil crianças da rede pública municipal de ensino com aulas de musicalização, instrumentos e com os grupos Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-juvenil e Coro Sinfônico. O prédio, que fica na Rua Graham Bell, na Vila Mury, também vai abrigar o projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME) – um investimento de R$ 1,2 milhão.
Além do prefeito, a festa de inauguração contou com a presença do maestro Nicolau de Oliveira Martins, fundador do projeto na Fevre - atualmente é o coordenador do Volta Redonda Cidade da Música, ao lado da maestrina Sarah Higino. Também esteve presente à cerimônia o presidente da Fevre, José Luiz de Sá, a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, o deputado estadual Nelson Gonçalves, o deputado federal Deley de Oliveira, o vereador Fernando Martins, alunos, familiares e convidados.
Um convidado ilustre, o contrabaixista Sandrino Santoro, músico clássico reconhecido internacionalmente que já deu aulas especiais no projeto (Master Classes), afirmou que o ensino de música clássica para alunos da rede pública, da forma como é executado em Volta Redonda, e os investimentos que o Poder Público faz na área, são inéditos.
O complexo Cidade da Música abriga também o projeto de balé, em cujas salas há espelhos e apoios para os exercícios das bailarinas. Em 2014 o prefeito Antônio Francisco Neto sancionou a lei municipal 5.017, que regulamenta as atividades do Projeto Volta Redonda, Cidade da Música, de natureza educacional e cultural, abrangendo os grupos Banda de Concerto, Banda de Metais, Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos, Orquestra de Cordas, Coro Infanto-Juvenil, Ballet e Coro Sinfônico.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil