Prefeito Neto inaugura, no Ilha Parque, a 33ª unidade de Cras em Volta Redonda
A unidade estava sendo aguardada pela comunidade há bastante tempo.
Com um investimento de R$ 468 mil, foi inaugurado na quinta-feira, dia 7 de maio, o novo Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) João Laurindo da Silva, que funcionará na Rua Herbet Viana, no bairro Ilha Parque.
Construído pela empresa Contatto Engenharia, o Cras é o 33º da rede de assistência social e atenderá as famílias do bairro Ilha Parque e comunidades vizinhas: Parque das Ilhas, Barreira Cravo, San Remo, Jardim Veneza, Aero Clube e Voldac.
A nova unidade tem capacidade para atender a 1,2 mil pessoas e vai oferecer oficinas de geração de renda e socioeducativas, atendimento jurídico, e equipe técnica para prestar assistência social aos moradores. O espaço físico conta com um amplo salão, auditório, cozinha escola, recepção, brinquedoteca, salas de multiuso, salas técnicas e sala de telecentro.
Segundo Rosane Marques, diretora do Departamento de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac), a unidade estava sendo aguardada pela comunidade há bastante tempo. “Os moradores vão contar com uma unidade moderna e muito bonita”, disse ela, ressaltando que em breve o novo espaço receberá também oficinas socioculturais “Vamos incluir nas atividades desse Cras, nos próximos meses, aulas de balé, dança, arte e violão”.
Em sua fala, o prefeito Antônio Francisco Neto afirmou que o bairro vem recebendo várias obras de infraestrutura que incluem pavimentação, saneamento, iluminação, drenagem, áreas de lazer com quadra e campo de futebol, e agora o Cras. “A partir de hoje, os moradores do Ilha Parque passam a contar com programas oferecidos pelos governos municipal, estadual e federal ao lado de casa. O Cras atende a toda família, crianças, jovens e adultos, com atividades de lazer e capacitação para geração de renda”, afirmou Neto.
Munir Francisco, secretário municipal de Ação Comunitária, lembrou que, devido a gama de serviços oferecidos, a implantação de unidades de Cras é uma prioridade do governo. “Comparando com o número de habitantes somos destaque em todo Brasil. Atingimos agora 33 unidades em funcionamento e estamos à frente até mesmo do município do Rio de Janeiro em quantidade de CRAS”, afirmou.
Segundo João Carlos da Silva Filho, filho do homenageado, o Cras representa um grande avanço para os moradores do bairro Ilha Parque. “Essa é a melhor homenagem que meu pai poderia receber, pois ele sempre lutou para ajudar e melhorar a vida das pessoas”.
CRAS – Unidade de proteção social, distribuídas pelos bairros de maior vulnerabilidade e risco social. O espaço é usado para o desenvolvimento de diversas ações socioassistenciais, de caráter preventivo para todos os membros da família, sejam estas ações realizadas de forma individual ou em grupo.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil