Projeto Volta Redonda Cidade da Música revela talentos
Músico passou em 1º lugar e conquistou a única vaga para o curso de Contrabaixo na UNIRIO
O projeto Volta Redonda Cidade da Música, idealizado pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira, desde o início tem revelado grandes talentos. O mais recente é o contrabaixista da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, Daniel Diniz Magalhães, que passou em primeiro lugar para o curso de Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Segundo Daniel Magalhães, para entrar na Universidade e conquistar a única vaga para o curso de contrabaixo, ele fez o Teste de habilidade Específica (THE), tirando pontuação máxima, e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O resultado é fruto de uma trajetória de dedicação e empenho.
Coordenadora do projeto, a maestrina Sarah Higino disse que todos ficaram muito orgulhosos, pois entre todas as habilidades musicais que o curso oferece, Daniel se destacou e mostrou a importância do projeto para os jovens da rede pública.
Gledison Henrique Costa Leite e David Conceição Ponte são dois outros alunos do projeto que se destacaram no vestibular da UNIRIO, ambos para o curso de Licenciatura em Música.
O projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido desde 1974 em Volta Redonda pelo seu idealizador, Nicolau Martins de Oliveira, com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Nesses 42 anos, o projeto já atendeu mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.
Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil