Raquel Siqueira lança livro ‘Conexões Musicais’
O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília,em Volta Redonda (RJ).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou terça-feira (dia 15), o lançamento e tarde de autógrafos do livro “CONEXÕES MUSICAIS: musicoterapia, saúde mental e teoria ator-rede”, da escritora, professora, doutora Raquel Siqueira-Silva.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, profissionais de saúde e usuários do Programa de Saúde Mental da SMS/VR, que foram à Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta redonda (RJ), prestigiar a autora.
O livro contém 264 páginas e é baseado na tese de mestrado da autora, onde práticas musicais e artísticas na saúde mental são apresentadas. CONEXÕES MUSICAIS chega às livrarias pela Editora Appris e é fruto de uma pesquisa realizada Pela autora durante estudos na Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e na Universidade de Coimbra, em Portugal, abordando a Reforma Psiquiátrica Brasileira e a Psiquiatria de Setor em Portugal.
Uma das atrações da tarde de autógrafos foi a apresentação do Grupo Musical Mágicos do Som, composto por usuários da Saúde Mental da SMS - a obra “Conexões Musicais” aborda a experiência da autora neste projeto, existente no município há 18 anos.
Raquel Siqueira identifica no Brasil um movimento com formação de grupos musicais que seguem os ideais libertários da Reforma Psiquiátrica Brasileira e afirma que estes grupos contribuíram para a divulgação dos modos de tratamento que incluem respeito, dignidade, liberdade e autonomia dos usuários de serviços de saúde mental.
Os Mágicos do Som, que já produziram dois CDs musicais, também foram citados em artigos acadêmicos no Brasil e em Portugal. Este tema ganhou espaço ainda durante Congresso Mundial de Musicoterapia na Áustria, em 2014. A experiência brasileira serviu de exemplo para projetos internacionais, que visaram a melhoria dos serviços de saúde mental de Portugal. O país passou a ter um novo olhar sobre este assunto, após conhecer os avanços obtidos pelas experiências brasileiras.
O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de saúde Marta Magalhães, da secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, da coordenadora do Programa de Saúde Mental da SMS, a psicóloga Lilian Varella, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Quintino, da enfermeira da SMS, Maria Augusta, e Tereza Cardoso, esposa do jornalista Oscar Cardoso, já falecido - que também foi um dos incentivadores do Projeto Mágicos do Som.

Patricia Guido
Jornalista
Brasil