Economia 18/04/2018 09:34

Rio + Varejo chega à Volta Redonda e apresenta dados econômicos do município

O estudo mostrou que Volta Redonda foi o município que perdeu menos vagas de empregos no Estado

O Micro Fórum de Desenvolvimento, Comércio e Empreendedorismo Rio + Varejo de Volta Redonda, chegou ao município no dia 17 de abril para criar pontes com toda sociedade civil na revitalização do comércio e na retomada da economia fluminense.

Foram apresentados dados sobre o comportamento do varejo e o dinamismo da economia coletados por meio de estudo realizado pelo portal Fatore, a pedido da FCDL/RJ e da CDL Volta Redonda.

O estudo mostrou que Volta Redonda foi o município que perdeu menos vagas de empregos no Estado, que o varejo representa 38% dos estabelecimentos comerciais da cidade e que a projeção de crescimento para 2018 é boa, apesar do ano eleitoral conturbado.

Marcelo Mérida, presidente e Fabiano Gonçalves, vice-presidente da FCDL/RJ, Adriano Santos, presidente da CDL Volta Redonda, e Joselito Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Social, entre outras autoridades presentes, assinaram uma carta de compromisso, que concede ao município o título de “Cidade parceira do varejo”.

O presidente da FCDL/RJ explicou que o Rio + Varejo, organizado pelas empresas Fatore e Smartt Mídia, tem a finalidade atuar como um fórum permanente para fortalecer o comércio nos municípios, com o envolvimento dos poderes públicos e classe empresarial local.

O Portal Fatore usou o IVA (Índice Valor Adicionado) de Volta Redonda em comparação ao IVA total do Estado do Rio para criar o IPME (Índice Relativo de Peso Econômico do Município no Estado). O índice mostra que Volta Redonda representa 2,5% do peso econômico do Estado do Rio, na relação de seu IVA com o IVA fluminense. Os dados indicam que o peso do Estado do Rio de Janeiro na distribuição do Valor Adicionado Bruto (VAB) dos setores do Comércio e Serviços brasileiros é expressivo, da ordem de 11,6%, o correspondente a R$ 141 bilhões.

O estudo desenvolvido para o movimento Rio + Varejo aponta que as principais atividades no valor do adicionado destes setores no Estado do Rio de Janeiro equivalem a 41,1% do total da economia fluminense – um dado relevante para entender a importância do varejo e seus impactos subsequentes.

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, destacou que o Rio+Varejo é um esforço de integração da entidade com a FCDL-RJ para a defesa do comércio, uma atividade que emprega, gera riquezas e mantém viva a economia das cidades.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

CDL18006