Economia 08/05/2017 15:38

Rua de Compras Av. Amaral Peixoto recebe mais de 25 mil clientes

Evento valoriza o primeiro Centro Comercial da cidade em ação da Prefeitura municipal com apoio de entidades locais

RUA DE COMPRAS - Entretenimento e Lazer é um projeto que nasceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda e rapidamente ganhou o apoio das entidades para viabiliza-lo, afiançando a todos os seus associados a importância de sua realização para o aquecimento do comércio.

A Avenida Amaral Peixoto foi escolhida como projeto piloto, por ser o primeiro centro comercial da cidade e por sua localização e geografia estratégica que facilitaram sua implantação. A participação dos lojistas chegou a 90% de lojas abertas, já que a adesão foi voluntária e o apoio econômico das entidades apoiadoras, Associação Comercial, Sicomércio e CDL de Volta Redonda, permitiram um investimento de mídia que trouxe compradores de outras cidades e dos bairros locais, já que tradicionalmente o comércio não abre aos domingos.

Além de incentivar o comércio local, o RUA DE COMPRAS cria espaços para lazer e entretenimento, levando milhares de consumidores ao local. A confirmação de que o evento se tornou um marco no calendário local dá pra perceber nas imagens da avenida que recebeu durante todo o dia mais de 25.000 pessoas,  segundo a Guarda Municipal.. Famílias inteiras aproveitaram o domingo de 07 de maio para passear, olhar vitrines, se divertir e fazer compras, já que a data escolhida era o domingo que antecedia o dia das mães.

A instalação de praças de alimentação, atividades culturais, esportivas e muita animação por parte dos lojistas, que se surpreenderam com o resultado. A tendência do evento no futuro é gerar condições para que os próprios lojistas consigam gerar e manter de maneira sustentável a ação e servir de modelo para outras localidades. A iniciativa foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, que elaborou o projeto a partir da solicitação dos lojistas da Avenida Amaral Peixoto, como um piloto para ser avaliado e implantado em outros centros comerciais, sempre próximo a datas especiais.

Com certeza o evento entrará para história e será copiado por muitas cidades. Para o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Gilson de Castro, disse que o projeto-piloto Rua de Compras superou as expectativas. "Foi fantástico. Ficou acima do esperado , vimos famílias aproveitando o domingo, lojas lotadas e um movimento há muito tempo não visto no comércio. Surpreendeu a todos. Isso mostra que se estimulados, os consumidores saem em busca de promoções associadas a algo mais, como as atividades propostas. Ficamos felizes e esperamos que venham outros", comentou.

Para o comerciante da avenida, Hélio Freitas com a sabedoria de seus 77 anos e trabalhando na Kamisaria Freitas há 56 anos,  o evento foi espetacular. “ Nunca vi isso antes. O movimento foi muito além do que a gente imaginava. Foi uma  maravilha". Precisamos parabenizar à iniciativa da  prefeitura e o apoio das entidades. Isso gerou união nos lojistas.

"Fantástico. Eu saí de Resende com minha família para ver como seria essa novidade num domingo aqui em Volta Redonda. Estou voltando para  casa encantado com o que vi hoje. Parabéns aos organizadores, parabéns  ao prefeito de vocês", declarou o advogado Osvaldo Oliveira. 

Já o casal Luíz Paulo, de 56 anos, e Renilda Chará, de 47, que vieram de Barra Mansa justamente para aproveitar as ofertas e o  aumento nas opções de variedades de produtos, a alegria estava estampada no rosto. "Uma oportunidade única.  Vim com o objetivo de presentear a minha esposa. Consegui com bom preço e aproveitamos para nos divertir aqui também", enfatizou Luiz.

O que se viu na avenida fechada ao trânsito, foram famílias inteiras aproveitando o dia, felizes, satisfeitas pelo espaço de lazer e compras. Esse clima festivo e descontraído animou também os lojistas  que tiveram seus estabelecimentos lotados e seus vendedores atarefados, mas felizes, já que além de receber extra pelo trabalho no domingo viram suas comissões de vendas, em muitos casos, ultrapassar as do natal.

No meio da multidão, o prefeito Samuca Silva demorou cerca de 3 horas para cruzar a avenida, acompanhado de muitos de seus secretários, parou com a população para selfies e conversar com lojistas. Segundo ele A Rua de Compras é uma iniciativa para gerar economia, renda e empregos, além de servir de teste, expandindo o evento para outros lugares de Volta Redonda. Isso é só o começo e o que eu ouvi aqui hoje, só reforça a tese que estamos no caminho certo", destacou. 

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Joselito Magalhães, a ideia é que a Rua de Compras vá para outros centros comerciais da cidade. "A avenida Amaral Peixoto foi uma experiência de sucesso, um projeto pioneiro. O próximo local deve ser o bairro Retiro, onde já estão sendo agendadas reuniões com os lojistas e as entidades apoiadoras, para realizar o evento do domingo que antecede o dia dos namorados. A intenção é criar o hábito de que o comércio pode abrir em dias e horários alternativos, além de oportunizar compras para quem vem de outras cidades ou para que trabalha no comércio e quase não tem tempo para fazer suas próprias compras", explicou.

 

Veja outras matérias sobre RUA DE COMPRAS nos links abaixo:

Matéria 1:

http://www.canal36.com.br/giro-36/episodio/1159/1-edicao-do-rua-de-compras-na-amaral-peixoto

Matéria 2:

http://www.canal36.com.br/giro-36/episodio/1156/1-edicao-do-rua-de-compras-na-amaral-peixoto

 

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

G3617_050