“Rua de Compras” promete conquistar os consumidores da cidade e região
Evento vai ocorrer no dia 7 de maio, domingo que antecede a segunda data mais importante do comércio no ano
A avenida Amaral Peixoto é uma das principais vias do município de Volta Redonda, e tem cerca de um quilômetro de extensão. No dia 7 de maio, o domingo que antecede a segunda data mais importante para o comércio no ano, perdendo apenas para o Natal, a avenida Amaral Peixoto estará fechada para o trânsito, mas aberta para todas as famílias, para que possam usufruir de momentos de lazer e entretenimento e ao mesmo tempo encontrar, à sua disposição, lojas em centros comerciais.
“Rua de Compras, Entretenimento e Lazer” é um projeto piloto que visa oportunizar para os consumidores espaços para que possam usufruir de momentos de lazer e entretenimento e ao mesmo tempo encontrar, à sua disposição, lojas em centros comerciais.
Segundo os organizadores do evento, a avenida foi escolhida como projeto-piloto por seu valor histórico e por ter sido o primeiro centro comercial do município. A avenida será fechada ao trânsito a partir das 23 horas do sábado quando será montada a estrutura necessária para realização de todos os eventos para o público.
O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, explicou que “A data foi escolhida por ser o último domingo antes do Dia das Mães, oferecendo um tempo maior para os consumidores realizarem compras e ainda levar a família para aproveitar o dia”.
“A população vai poder aproveitar o circuito gastronômico com os famosos food trucks, na praça de alimentação, com apresentação de artistas locais. A Prefeitura vai montar uma infraestrutura com banheiros químicos e ainda garantir a segurança”, afirmou o vice-prefeito Maycon Abrantes.
“Vai ser um dia bem diferente, transformando a Avenida Amara Peixoto num verdadeiro shopping a céu aberto, porque o consumidor vai encontrar tudo que precisa num só lugar”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, que também é presidente da Associação Comercial de Volta Redonda. Lembrou que as crianças vão poder aproveitar o dia com brinquedos infantis e que a cultura também vai ganhar espaço com apresentação de teatro, contação de histórias, biblioteca móvel e brinquedoteca, além de atividades esportivas e orientação sobre saúde.
Para o Sicomércio-VR, que também é um dos apoiadores do projeto, a participação dos lojistas é por adesão voluntária com foco no aumento de vendas. “O ideal é que as lojas abram e ofereçam promoções, facilitem a forma de pagamento e tornem seus estabelecimentos atrativos para o consumidor”, orientou o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos.
Segundo o prefeito Samuca Silva, a iniciativa do projeto foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que elaborou o projeto a partir da solicitação dos lojistas da Avenida Amaral Peixoto, como um piloto para ser avaliado e implantado em outros centros comerciais, sempre próximo a datas especiais. “A ideia é agregar entretenimento, com infraestrutura adequada para permitir aos lojistas a oferta de promoções especiais para o consumidor, gerando novos negócios e alavancando o comércio local”, afirmou.
A segurança do local será feita pela Guarda Municipal com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, equipes de saúde e outras equipes da prefeitura.
Para as entidades apoiadoras, a ação gera resultados diretos para seus associados, porque é feita de forma profissional, com adesão voluntária e gratuita por parte dos lojistas. A tendência do evento no futuro é gerar condições para que os próprios lojistas consigam gerar e manter de maneira sustentável a ação e servir de modelo para outras localidades. Para os lojistas da avenida, representa uma força adicional de vendas, com possibilidades reais de valor agregado.

Carlos DeAraújo
Jornalista
Brasil