SAD em Volta Redonda é referência nacional
Serviço de Atenção Domiciliar auxilia pacientes e familiares em casa.
Na cidade de Volta Redonda, o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) funciona desde março de 2009, sendo credenciado junto ao Ministério da Saúde em novembro de 2011.
A assistência, realizada na casa do paciente junto à família, é prestada por duas Equipes Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por médicos, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem, e uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP), com fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.
O ministério da Saúde considerou as atividades desenvolvidas pelo SAD como referência nacional em atendimento domiciliar - que auxilia pacientes e familiares.
Um dos objetivos desta equipe é manter o paciente a maior parte do tempo em seu domicilio, junto com seus familiares, porém sempre assistido por profissionais da saúde.
Caso o paciente apresente alguma alteração no seu quadro clínico ou venha a falecer, o SAD pode ser acionado, através do telefone:(24) 3339-2186.
As visitas, realizadas pelas equipes, são agendas de acordo com o quadro clínico do paciente, podendo acontecer quinzenalmente, semanalmente ou diariamente, caso o estado do mesmo venha a se agravar.
Dentro desta rotina, as equipes já atenderam, desde sua implantação em 2009, 986 pessoas, boa parte deles chegam através das unidades de saúde ou da rede de urgência e emergência pública.
O atendimento prestado pelas equipes do SAD não fica restrito apenas aos pacientes. Familiares também recebem apoio psicológico, recebendo orientações sobre as mudanças na rotina familiar, devido à presença de um paciente adoecido.
O SAD em Volta Redonda apresenta um diferencial em relação aos outros municípios - cerca de quinze dias, após a morte do paciente, familiares recebem a chamada Visita de Luto, dos profissionais.
A saúde pública de Volta Redonda, mais uma vez, é referência nacional.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil