Educação 24/06/2016 11:20

Segunda edição do Café Intercom

O evento que tem como objetivo criar oportunidades de discussão entre pesquisadores e acadêmicos

O  UniFOA junto à Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) irão promover ,no dia 22 de junho, a segunda Edição do Café Intercom. O evento que tem como objetivo criar oportunidades de discussão entre pesquisadores e acadêmicos sobre assuntos sociais está marcado para às 19 horas, no auditório do campus Aterrado.

A temática deste ano será as “Tecnologias e práticas nos contextos de luta no Rio de Janeiro: o midiativismo”. Quem comandará a discussão será o pesquisador Marcelo Castañeda de Araújo, doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a UFRRJ. 

O estudioso lembra que o conceito de midiativismo consiste na prática de registro técnico, em foto ou vídeo, de um contexto para ser divulgado por meio das tecnologias da internet e tem por propósito, no geral, expressar indignação ou denúncia. 

- Será um prazer poder compartilhar minhas histórias, e também poder falar das pesquisas que venho desenvolvendo sobre o midiativismo, os movimentos em rede e a internet. A internet possibilita novas formas de comunicação que vem sendo utilizadas para convocar atos e divulgar ações e ideias ainda que também seja objeto de controle dos movimentos – disse. 

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA, professor Douglas Gonçalves, a discussão acontece em um momento propício já que a mídia tem se visto muito questionada sobre sua prática. 

- Formar profissionais de comunicação é formar profissionais conscientes de seu papel social. Compreender fenômenos populares e anseios por modificações na estrutura comunicativa faz parte da essência do comunicador. Creio que esta palestra será importantíssima para os acadêmicos e para a comunidade da região- pontuou.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

FOA16_013