Cidade 15/01/2016 13:10

Segurança pública, ação social e saúde se reúnem na Smac pelas pessoas em situação de rua

Reunião aconteceu na tarde do dia 13 de janeiro, quarta-feira, e ações já estão em andamento.

Coordenada pelo secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, em seu gabinete, uma reunião para discutir políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua em Volta Redonda - o encontro foi marcado por conta de uma observação feita pelo poder público e pelos comerciantes, principalmente da Vila Santa Cecília.

Segundo o secretário, “o número de pessoas nas ruas que não fazem parte da população de rua característica - que é atendida em diversos programas da Prefeitura de Volta Redonda - , está aumentando. Essas pessoas vêm abordando os moradores da cidade, de forma agressiva, para pedir esmolas e realizar atos criminosos. Esse encontro está servindo para discutir as nossas ações em relação aos problemas sociais e de segurança”, reforçou o secretário.

Dentre as 35 pessoas presentes no encontro estavam representantes da rede de atendimento à população de rua da Smac, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Conselho Tutelar, da Fundação Beatriz Gama (FGB), do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, Serviço de Obras Sociais (S.O.S), Cais Aterrado, o Samu e a Coordenadoria Municipal de Prevenção as Drogas e Álcool (CMPDA) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

Além destes, estavam presentes o delegado da 93ª Delegacia de Polícia Civil, Eliezer Lourenço Costa e o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, coronel César Augusto de Souza Rosa - que sugeriu uma ação conjunta entre a PM, a Smac e a Secretaria de Saúde, que começaria pelo recolhimento das pessoas a um local pré-determinado – pensou-se na Ilha São João – para que fosse feita uma triagem com análise da ficha criminal, já que há reclamação de elas estão agindo com violência contra a população, comerciantes e até funcionários públicos da própria Smac.

Uma agenda de ações já está sendo cumprida. Nesse primeiro momento, duas vezes por semana nos principais centros comerciais do município.

REDE DE ATENDIMENTO – Em Volta Redonda a administração municipal disponibiliza uma ampla rede de atendimento às pessoas em situação de rua. A porta de entrada para a rede é o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop) Uhady Nasr, localizado no bairro Aterrado, que conta com uma equipe formada por psicólogo, assistente social, pedagogo e advogado, além de uma equipe de abordagem formada por educadores sociais.

O Centro Pop conta com refeitório, sala técnica, lavanderia, armários para os moradores guardarem seus pertences e até com um canil, para os animais de estimação - muito comuns entre esse público. No local os moradores de rua frequentam oficinas de aprendizado e recebem auxílio para regularizar a documentação e encaminhamento para as redes de atendimento do município e alimentação. A unidade tem capacidade para atender 50 moradores e funciona todos os dias - incluindo fim de semana e feriados, das 7 às 22 horas.

O município conta também com o Albergue Seu Nadim, que desenvolve atividades de abordagem de rua com atendimento em higiene pessoal, alimentação, acompanhamento psicossocial - de acordo com cada caso -, oficinas de reciclagem, documentação pessoal, trabalho de recuperação de dependência química com o encaminhamento das pessoas para o setor de saúde, entre outros serviços. O trabalho prestado pelo albergue vai muito além de um local para abrigar as pessoas. A equipe do albergue busca o resgate da dignidade das pessoas em situação de rua e sua reintegração à sociedade e ao convívio social.

O Albergue Seu Nadim, inaugurado em 2000 - rua 560, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, próximo ao Estádio da Cidadania, Estádio Raulino de Oliveira -, funciona com plantão durante 24 horas, mas permanece aberto até às 21 horas.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR16_007