Smac inaugurou Centro de Atividades Múltiplas no bairro São Gerado
É a terceira unidade do município e deverá atender uma demanda de aproximadamente 1,8 mil famílias
O prefeito Antônio Francisco Neto, o secretário municipal de Ação Comunitária Munir Francisco e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Gustavo Tutuca, inauguraram a unidade do Centro de Atividades Múltiplas (CAM), que funcionará na Rua Capitão Benedito Lopes Bragança, nº 787.
A unidade, que fica próximo à Unidade de Saúde do bairro, recebeu o nome de Isabel Cezário da Silva em homenagem a uma ex-moradora do bairro que viveu por 60 anos ali e era engajada em obras religiosas na Igreja Nossa Senhora Aparecida. A família de Isabel esteve presente na inauguração e estavam todos muito emocionados e honrados com a bela e merecida homenagem.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Rosane Marques, o CAM funcionará em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Monte Castelo e vai atender cerca de 1,8 mil famílias que residem no São Geraldo. “Esta unidade funcionará com o apoio dos técnicos, psicólogos e assistentes sociais do centro social do Monte Castelo, que é muito bem estruturado. O espaço é muito bom e foi revitalizado pela Smac.”
No CAM serão oferecidas oficinas de trabalho e geração de renda, reuniões da comunidade e grupos da melhor idade, além de atividades de esportes e cultura. Rosane explicou que esses centros são construídos quando surge uma necessidade de atender a comunidade com demanda de em média 5 mil famílias.
O secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco afirma que o local será um mini CRAS, com uma equipe muito capacitada e que está à disposição dos moradores. Ainda segundo ele, Volta Redonda é a cidade no Estado do Rio com maior número de unidades de assistência social por habitante, juntamente com os estes três CAMs, e agora, com 33 CRAS.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil