Cidade 14/05/2015 17:44

SME Volta Redonda promove Fórum da Educação de Jovens e Adultos – Faces da EJA

O Fórum pretendeu estabelecer diálogos a respeito da estrutura do EJA

Aconteceu no dia 13 de maio, na Secretaria Municipal de Educação o Fórum da Educação de Jovens e Adultos (Faces da EJA). O encontro foi realizado a partir das 19 horas no auditório professora Alba Rangel, na sede da SME, no bairro Niterói.

O Fórum foi realizado com o intuito de estabelecer diálogos com os coordenadores, docentes, discentes e agentes sociais oportunizando a discussão a respeito da estrutura da EJA; a reflexão sobre o perfil dos sujeitos da EJA e a apresentação da legislação que regulariza a EJA como modalidade.

Com o objetivo de discutir a respeito da Estrutura, Perfil, Metodologia e Legislação que regulariza o EJA como modalidade de ensino, teve como discussão o tema “Faces da EJA” através da mesa composta pela Secretária de Educação, Terezinha Assumpção, A Assessora do Gabinete da Secretaria de Educação Ionara Hygino Muniz, do Diretor-Adjunto da E.M. João Pio de Abreu e Coordenador da EJA no município de Pinheiral Márcio Henrique de Paula Carvalho, do Dirigente da EJA n aE.M. Fernando de Noronha Anderson Clayton Candido da Silva, da Supervisora Escolar da Modalidade EJA Joseane da Silva Costa Gonçalves, do Conselheiro Tutelar do Conselho I e Ex. professor e diretor do Ensino regular e EJA Dion da Silva Lucas, da Dirigente da EJA na E.M. Mato Grosso e Chefe de Educação Básica da Escola SESI em Barra do Piraí Jocimara Ferreira Mariano, da Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos e Orientadora Pedagógica da EJA no município de Barra Mansa Jaqueline Gomes Alves,do professor de Ciências na EJA e Biologia no Ensino Mpedio do CJB de Athayde Marcos Palluma, da Ex-aluna da EJA na E.M. Professor Lund Fernandes Vilella e Graduanda de Matemática no Instituto federal do Rio de Janeiro-Campus Volta Redonda Mariana Rocha Aguiar do Nascimento e da Professora de anos iniciais da EJA na E.M. Nilton Penna Botelho, Célia Maria Candido Neto.

O Fórum da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aconteceu no auditório Professora Alba Rangel, na sede da SME - em discussão, o tema “Faces da EJA”

Perguntas direcionadas aos componentes da mesa, respostas, intervenção para outros participantes, essa foi a dinâmica do Fórum, que trouxe muita iluminação e boas surpresas, além de questionamentos que foram levados para casa.

A importância do ensino EJA ficou estampado e marcado em todos os participantes a partir do depoimento de Mariana Rocha Aguiar do Nascimento, ex-aluna da EJA na E.M. Professor Lund Fernandes Vilella e Graduanda de Matemática no Instituto federal do Rio de Janeiro-Campus Volta Redonda.

 

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

PMVR15_051