SMS divulga “Campanha de vacinação contra o HPV”
O público alvo são meninas com idades entre nove e 11 anos.
Sexta - feira, dia 6, a Secretaria Municipal de Saúde realizou em seu auditório, no aterrado uma entrevista coletiva para o lançamento da campanha de vacinação contra o HPV - (Papiloma Vírus Humano), que causa câncer de colo de útero e outros, como câncer de vagina, vulva e ânus.
O público alvo desta campanha serão meninas com idades entre nove a 11 anos. A expectativa é vacinar 5.474 adolescentes este ano.
A campanha - iniciada em 2014 para meninas de 11 a 13 anos - além de beneficiar adolescentes mais novas, ou seja, a partir de nove anos, traz outro diferencial: mulheres HIV (vírus causador da aids) positivas, com faixa etária de nove a 26 anos também poderão ser imunizadas.
Quem se vacinou com a primeira dose o ano passado, pode e deve tomar a segunda etapa da vacina nos Postos de Saúde do município.
A vacina contra o HPV utilizada na rede pública protege contra quatro tipos de vírus, sendo dois, os responsáveis, por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
O Ministério da Saúde ressalta que o HPV é uma doença grave que pode levar a óbito.
A coletiva também ressaltou sobre a “Campanha 10 minutos contra a dengue” no município de Volta redonda, a coordenadora de Vigilância Ambiental, Janaina Soledad, alertou a população contra a doença.
“O trabalho da dengue é contínuo, devemos estar alerta o ano todo. É uma ação de mobilização social no qual os próprios moradores podem vistoriar suas residências. 10 minutinhos por semana é suficiente para acabar com o Aedes aegypti”, ressaltou a coordenadora.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil