Saúde 05/02/2015 15:44

SMS realiza ações de prevenção contra DST’s, AIDS e dengue

Campanha busca abranger público diversificado, com enfoque para jovens entre 15 e 35 anos.

Com o tema “A Vida Exige Atitudes, Proteja-se das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Use Camisinha”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda deu início a Campanha de Prevenção da AIDS, cujo lançamento acontece sempre às vésperas do Carnaval.

A ação visa orientar a população a respeito dos riscos da doença, distribuindo informativos e preservativos, além da realização da testagem rápida para o diagnóstico da AIDS.

Durante a semana serão distribuídos aproximadamente 15 mil preservativos e ofertados os testes pelas Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Santo Agostinho, Volta Grande, Siderlândia e São Geraldo.

Através do teste rápido , a SMS espera promover o maior acesso das pessoas ao seu status sorológico, aumentando o diagnóstico precoce.

No decorrer dos eventos carnavalescos que acontecerão no município a partir do dia 6 de fevereiro será montada uma tenda com ações sobre prevenção das DST’s. As unidades de urgência e emergência também participam da campanha.

O Sider Shopping recebeu, nesta quinta-feira (05), um estante como parte da ação. Foram disponibilizados informativos sobre a dengue e distribuídos preservativos.

Este ano, a intenção é abranger um público diversificado com enfoque para os jovens, entre 15 e 35 anos – faixa etária que vem registrando um significativo aumento de contaminação pelo HIV, principalmente o público homoafetivo.

Em Volta Redonda, assim como em todo país, houve um aumento no índice das doenças nos últimos 10 anos. Em 2014, o município fechou o ano com 174 novos casos e em 2015 oito já foram registrados.

O serviço de DST/AIDS funciona no CDI (Centro de Doenças Infecciosas) das 7h às 17h, com uma equipe de profissionais qualificados. São oferecidas consultas, dispensão de medicamentos e testagem anônima para HIV.

O Disque AIDS também fornece informações educativas sobre a doença e as formas de transmissão e tratamento pelo número 08000230202.

O carnaval antecipado da cidade contará também com uma tenda educativa para a exposição de amostras de larvas do mosquito da dengue, com distribuição de panfletos enfatizando sobre a campanha dos 10 minutos e os sinais de alerta da doença. 

 

Thainá Seabra

Correspondente

Brasil

G3615_038