Cidade 19/12/2016 16:41

Thiago Pereira recebe homenagem em sua cidade natal

O atleta ganhou uma escultura feita por uma artista renomada de Volta Redonda

No domingo, dia 18 de dezembro, o nadador nascido em Volta Redonda, Thiago Pereira, recebeu uma homenagem de sua cidade natal: a instalação de uma estátua que retrata o atleta em tamanho real. A escultura está no Parque Aquático Municipal, onde foi realizada uma cerimônia que reuniu autoridades, familiares de Thiago e convidados. 

A artista plástica Dilma Carvalho, também volta-redondense, foi a responsável por esse e tantos outros trabalhos em forma de homenagem a figuras importantes para o município, como o Bispo Emérito Dom Waldyr Calheiros. Ela disse ter aceitado o desafio por achar fundamental que pessoas sejam homenageadas em vida. “Com este trabalho quero eternizá-lo como exemplo para o esporte”, afirmou a artista.

Ainda segundo Dilma, a estátua possui 1,87cm de altura (a mesma do atleta); nela Thiago está com a bermuda “oficial” de natação, bem colada ao corpo, dimensionado por meio de fotografias. Com os braços para trás e medalhas no pescoço, o objetivo é passar a ideia de que o nadador está no pódio. A escultura, em resina e fibra de vidro, ganhou acabamento em tinta automotiva para que tenha aparência de bronze. A réplica do atleta foi fixada em uma base aparafusada em pedestal em formato de trapézio de concreto revestido em granito. A obra foi concluída em 35 dias.

Na cerimônia, os avós de Thiago agradeceram o gesto. “O Thiago é um exemplo para mim e para os meus outros netos”, disse o avô, Sr. Mauro. “Foi uma luta muito grande ele chegar onde ele está e nós acompanhamos tudo de perto”, completou a avó, Dona Maria do Carmo.  A mulher de Thiago, Gabriela e o pai dele, Maurício Pereira, também estavam presentes.

Famosa pelos gritos de “Vai Thiago!” à beira das piscinas de cada competição, Rose Vilela, mãe do nadador e secretária municipal de Esporte e Lazer, estava emocionada ao dizer que é a maior torcedora do filho. “Eu sou a mãe mais exibida e não me envergonho disso. Quando ele compete eu torço e me desespero”, afirmou Rose mencionando a importância do Parque Aquático que dá acesso gratuito a milhares de pessoas, possibilitando a diversão daqueles que não podem pagar por um clube particular.

Thiago Pereira chamou os amigos nadadores Vinicius Waked, João Gomes, Rafael Rodrigues e Thales Cerdeira, para ficarem ao seu lado no momento de sua fala. “Comecei a nadar aos 11 anos, e em todos os meus sonhos, não imaginaria onde poderia chegar. Para mim, a natação é o esporte que salva vidas, e quero a cada dia motivar as crianças dando o meu exemplo.  Fico muito feliz em receber esta homenagem em minha cidade. Obrigado a todos”, disse Thiago, que é o maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200m medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012.

Para o prefeito Neto, o nadador é um ícone da cidade. “A homenagem mostra o orgulho que a população de Volta Redonda sente por suas conquistas. Thiago é um exemplo para nossas crianças e jovens, além de divulgar sempre positivamente o nome de nossa cidade”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto, que em seguida convidou a todos para descerrarem a placa e descobrir a estátua. “A Dilma está de parabéns pelo trabalho e por tudo que faz pela nossa cidade”, completou o prefeito.

Estavam também na cerimônia, o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, o treinador, Alberto Silva, o primeiro técnico de Thiago, Sérgio Camarão e diretores do Clube dos Funcionários, local onde o nadador começou a treinar, e o aposentado Arthur Storino que leu um texto e fez um poema parabenizando a artista e o atleta.   

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil