Cultura 14/09/2018 23:45

Unifoa realiza mostra de cinema com filmes nacionais e internacionais

com o tema Somos Todo(as) (I)migrantes, a discussão do tema permite a reflexão dos fluxos migratórios transnacionais

A mostra de cinema e debate, promovido pelo curso de Direito Unifoa é aberta a todos os alunos da universidade, que além do conhecimento adquirido com a exibição, ganham horas complementares por sua participação.

 

Com o tema Somos Todo(as) (I)migrantes o filme de origem Macedônia Antes da Chuva, foi exibido no auditório da Biblioteca Central, no dia 14 de setembro no campus Olezio Galotti.

A organizadora da Mostra, professora Syléa Marques, traz o desafio pelo segundo ano consecutivo, com uma seleção criteriosa de 5 filmes nacionais e internacionais, para retratar o tema da migração e imigração, propondo nos debates pós exibição um aprofundamento nos temas propostos.

O principal objetivo da mostra é fomentar a análise e a reflexão dos fluxos migratórios transnacionais, entre os alunos participantes. O filme Antes da Chuva se passa em meio aos conflitos étnicos-religiosos entre os Macedônios ortodoxos e mulçumanos Albaneses. A direção é de Milcho Manchevski.

A noite chuvosa, não espantou os alunos que se propuseram participar da mostra. Vindos de diferentes cursos, os interessados puderam aproveitar uma boa escolha cinematográfica e ainda dar suas opiniões no tema instigante.

Para a Professora Syléa Marques a proposta é interessante. “Os filmes selecionados para a mostra tratam de temas atuais e retratam realidades onde em alguns casos, resultaram na alteração da legislação e esse viés é de suma importância, não apenas para o curso de direito, mas para todos os demais, já que trata de temas ligados ao movimento migratório tão próprio do homem e mulher, base da formação da cidade de Volta Redonda, apenas para citar um dos exemplos”, comenta entusiasmada a professora.

Para Maria Cecília Guimarães, aluna do curso de Direito, participar de uma mostra, como essa é um privilégio, pelo rico conhecimento e transformação proporcionada pela mostra e cita a do ano anterior, que valorizou o papel da mulher e agregou valor a todos os participantes. A expectativa é grande para que mais alunos se motivem a participar. Já para Mateus de Castro, do curso de jornalismo, “a mostra é sempre interessante e uma oportunidade de aprender mais com a cultura de outros lugares. A escolha do tema é atual e muito importante para todos”, comenta.

Jader Costa

Diretor Executivo

Brasil

FOA18022