Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 30 de junho
Em Volta Redonda, a meta é chegar a 80% de cobertura vacinal.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda mantém até o dia 30 deste mês, a Campanha de Vacinação contra a Gripe – Influenza. A prorrogação desta data tem como objetivo garantir a meta de 80% de cobertura vacinal do público alvo.
Segundo dados do Setor de Epidemiologia da SMS/VR, este percentual está próximo de ser alcançado, no município, que contabiliza até agora 70,25% de cobertura vacinal, totalizando 37.388 doses aplicadas.
O Setor de Epidemiologia afirma que os idosos foram os que mais aderiram à convocação do Ministério da Saúde, com 80,39% de cobertura, totalizando 26.463 pessoas vacinadas. O total de profissionais de saúde também subiu atingindo 67,94% de cobertura vacinal, totalizando 2.354 doses aplicadas. As puérperas somam 284 mulheres - em período pós-parto - vacinadas, totalizando 67,22% de doses aplicadas.
Crianças com seis meses a cinco anos de idade incompletos atingem 53,77% vacinados, totalizando 7.463 doses aplicadas. Em último lugar nas estatísticas aparecem as gestantes que chegaram à cobertura de 1.182 doses, somando apenas 46,48% de mulheres vacinadas.
A campanha beneficiou pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de população privada de liberdade.
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dormuscular intensa e prostração.
O objetivo desta campanha é reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, inclusive o subtipo H1N1. Por isso é fundamental que a população se conscientize da importância da vacinação, afinal o melhor remédio é a prevenção.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil