Cultura 28/07/2015 10:56

Volta Redonda Cidade da Música recebe curso de capacitação sobre formas musicais

O curso foi realizado por maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Começou na última quarta-feira, dia 22 de julho, o curso de Introdução aos Conceitos de Formas Musicais ministrado pelo maestro Jésus Figueiredo, que rege o coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O objetivo de estudar as formas musicais é um aprofundamento dos conhecimentos, é entender o que é a estrutura da música, tema, introdução, refrão, a sua estética, e as maneiras que o compositor usa isso para causar uma certa impressão no ouvinte.

O curso, com três dias de duração, aconteceu na sede do projeto Volta Redonda Cidade da Música - rua Graham Bell, na Vila Mury, em Volta Redonda.

Jésus Figueiredo afirmou que no curso são analisadas composições clássicas, como Beethoven, Mozart, Wagner e Bach, e as diversas formas utilizadas por eles, o que reflete na qualificação dos professores e na de seus alunos, que também terão seus conhecimentos aprofundados. 

No curso de capacitação participaram cerca de 40 professores auxiliares e monitores que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino e na sede do projeto. As aulas, gratuitas, aconteceram das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. 

A nova sede do projeto, inaugurada em maio de 2015, tem recebido os alunos para aulas e ensaios diários, mas este é o primeiro evento de capacitação avançada que foi feito na sede.

De acordo com o maestro Nicolau Martins, que coordena o projeto ao lado da maestrina Sarah Higino, a capacitação dos professores vai contribuir para a formação de grandes equipes que farão dos alunos, multiplicadores musicais. “A música é infinita. O céu é o limite na música e estamos treinando para chegar ao céu. O resultado será benéfico a todos os alunos a curto, médio e longo prazo com o aprofundamento desses conhecimentos musicais”, enfatizou, salientando que a vinda do maestro Jésus “enriquece muito o trabalho do projeto”.

Jésus Figueiredo afirmou que no curso são analisadas composições clássicas, como Beethoven, Mozart, Wagner e Bach.

Patricia Guido

Jornalista

Brasil

PMVR15_096