Volta Redonda está em estado de alerta contra a Dengue
Vigilância Ambiental chama atenção da comunidade para o combate à dengue.
Vigilância Ambiental alerta moradores de Volta Redonda sobre o perigo da Dengue. Uma equipe é responsável pela visita nos bairros da cidade, buscando conscientizar e lutar contra o mosquito Aedes Aegypti.
A Coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaína Soledad, ressaltou sobre a “Campanha 10 Minutos Contra a Dengue” – que incentiva que os moradores tirem 10 minutos por dia para verificar se há focos do mosquito dentro de casa.
A ação também conta com distribuição de panfletos informativos e pede a compreensão da população na hora da visita feita pela Vigilância Ambiental.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o último levantamento realizado pelo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) revelou um grau de infestação de 2,4% - índice considerado de médio risco, acima do estipulado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.
O Canal 36 visitou o bairro Vila Brasília, onde são detectados os maiores focos do mosquito na cidade.
Os percentuais de infestação que lideram a lista de locais propícios para criadouros do mosquito da dengue são os pratos e vasos de plantas e bebedouros de animais, seguido dos depósitos fixos (calhas e ralos).
Segundo Janaína, muitas pessoas estão reservando água da chuva devido à preocupação sobre a falta d’água. Ela chama atenção desses moradores para que mantenham as caixas fechadas e bem conservadas.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil