Volta Redonda ganha mais um Centro Municipal de Educação Infantil
A nova unidade é resultado da fusão da creche Doce Mel com Centro de Educação Cinderela
Volta Redonda inaugurou na quinta-feira, dia 14 de julho, as obras de reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elza Costa Figueredo, no bairro São Geraldo. A nova unidade vai aumentar de 114 para 600 o número de vagas da rede municipal de ensino no bairro, atendendo às reivindicações da comunidade. Com a reforma a escola passará a contar com 25 turmas, aumentando em 452 o número de vagas da unidade. O investimento é de R$ 2.468.195,13, com recursos do próprio município.
O novo CEMEI vai contar com 12 salas de aula, solário, lactário, berçário, escovódromo, depósito de brinquedos, duas salas de banho (uma masculina e outra feminina), uma sala de estimulação, sala de reunião, brinquedoteca, biblioteca/sala de leitura, sala de vídeo, sala de informática, refeitório, cozinha, pátio interno e externo, banheiros masculino e feminino com acessibilidade. Durante a inauguração da unidade o prefeito Neto aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da escola e toda a comunidade pela compreensão e comprometimento durante o período das obras.
A secretária de Educação anunciou que o novo Centro Municipal irá atender a demanda do bairro São Geraldo e adjacentes. “A partir de agosto vamos atender, gradativamente, em período integral as crianças do maternal 1 e 2. Nessa primeira fase de implantação do período integral vamos atender cerca de 80 crianças. É importante dizer que durante todo esse tempo em que a unidade esteve em obras a nossa equipe se empenhou para manter a qualidade do ensino. Quero aproveitar para agradecer a diretora e toda equipe da Escola Municipal Domingos Maia, que abrigou nosso alunos durante o período dessa obra”, disse Tetê.
A diretora da nova unidade, Andréia Rodrigues Valente de Santana, destacou que a conclusão dessa obra é a concretização de um antigo desejo da comunidade. “Esse espaço que hoje inauguramos representa um investimento grande da administração municipal. Este projeto foi concebido e projetado à luz das exigências atuais, garantindo desta forma a qualidade nos serviços prestados a comunidade. Acreditamos que a qualidade na educação infantil é determinante para o processo das trajetórias escolares de nossas crianças”, avaliou.
O nome escolhido para a escola foi para homenagear a primeira professora de Volta Redonda, professora Elza Costa Soares. Para o filho de Elza, Antônio Carlos da Costa Figueredo, saber que uma escola tão bonita e com essa infraestrutura recebeu o nome da sua mãe é motivo de muito orgulho. “Estou muito emocionado, minha mãe merecia uma homenagem como essa. Durante toda sua vida ela se dedicou à educação. Fico muito agradecido por saber que a administração municipal reconhece o seu valor e o que ela representou para a educação de Volta Redonda”, disse Antônio Carlos.
Elza Costa Figueredo nasceu em 1917, na cidade de Santa Margarida, Minas Gerais, e veio para Volta Redonda, incentivada pelo irmão, para conceguir melhores condições de vida. Ao chegar à cidade, começou dando aulas particulares em sua casa, depois trabalhou na Escola Paroquial Santa Cecília, na antiga Escola Particular São Geraldo, no Colégio Paulo Monteiro Mendes, e, com a emancipação da cidade em 1954, foi convocada para trabalhar na Escola Municipal Miguel Couto Filho, se tornando a primeira professora municipal de Volta Redonda. Ingressou na faculdade de Pedagogia em Valença (RJ), aos 50 anos, onde se formou, e em seguida, se pós-graduou, tendo atuado bastante tempo como Supervisora de Educação. Cidadã Voltarredondense, conforme título conferido pela Câmara Municipal, viveu seus 96 anos com muita dignidade.

Ana Luiza Velasco
Jornalista
Brasil