Volta Redonda realiza 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
O encontro que aconteceu no clube Náutico reuniu cerca de 250 pessoas.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizaram no Clube Náutico, no bairro Aterrado, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município.
O evento teve como tema principal “Protagonismo e Empoderamento da terceira idade - Por um Brasil de Todas as Idades”. Cerca de 250 pessoas participaram do evento, que foi dirigido aos idosos atuantes dos programas da Melhor Idade do município, sociedade civil e entidades que trabalham com idosos.
A Abertura do encontro contou com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro feita pelo coral Alvorada, da Associação dos Aposentados de Volta Redonda (AAP-VR). E a leitura e aprovação do regimento da conferência.
Em seguida teve uma dinâmica com os idosos e palestra interativa com o tema “Amar, Respirar e Movimentar”, apresentada pela professora de Educação Física, Mônica de Jesus Cândido.
O tema principal da Conferência foi proferido pela mestre de políticas sociais, assistente social e professora do Unifoa, Karen Alves do Amaral.
Para fechar a manhã do evento, os alunos de teatro da Academia da Vida Oscar Cardoso apresentam a peça Consciência e Liberdade.
No encerramento do evento, aconteceu a eleição dos delegados para a IV Conferência Estadual dos Direitos do Idoso. A Conferência tem a colaboração da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense e Prefeitura de Volta Redonda.

Thais Monteiro
Correspondente
Brasil