Volta Redonda realiza a 10ª Conferencia Municipal de Saúde
O evento durou três dias (26, 27 e 28 de junho) e contou com a participação de diversos setores da sociedade.
O evento durou três dias (26, 27 e 28 de junho) e contou com a participação de diversos setores da sociedade.
A abertura da 10ª Conferencia Municipal de Saúde aconteceu no Auditório do Escritório Central da CNS, localizado na Vila Santa Cecília, com a realização de palestra com a Dra. Laura C. Macruz Feruerker- Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP- Universidade de São Paulo e Colaboradora da Pós-Graduação da Clínica Médica da UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Durante a Conferência foram aprovadas 207 propostas visando fortalecer ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para as áreas de assistência à saúde, financiamento, participação popular, gestão do cuidado, valorização do trabalho e educação em saúde, que irão integrar o Plano Municipal de Saúde que está em vigor até 2017.
O encontro contou com a participação expressiva do público - segundo dados da comissão organizadora foi atingida a marca de 500 credenciamentos - conseguindo alcançar a meta de mobilizar a sociedade para discutir sobre políticas de saúde.
No último dia da Conferência foi realizada durante a plenária final a aprovação da nova composição do Conselho Municipal de Saúde para o próximo mandato, e eleição da delegação municipal que irá representar a cidade na VII Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, composta por 12 delegados, sendo seis do segmento usuários, três dos trabalhadores e três do gestor/prestador.

Patricia Guido
Jornalista
Brasil