Cultura 16/05/2017 18:28

Volta Redonda sedia Fórum Regional de Políticas Culturais

12 cidade do Médio Paraíba, por meio de representantes, participaram do evento

Volta Redonda sediou na última terça-feira, dia 09, o Fórum Regional de Políticas Públicas do Médio Paraíba. O encontro aconteceu no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, anexo ao colégio Getúlio Vargas - no bairro Laranjal. O secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, André Lazaroni e o representante do Ministério da Cultura no estado, Reginaldo Magalhães, participaram do encontro, que contou com representantes de 12 municípios da região. Os participantes debateram políticas públicas que tem como objetivo favorecer e aperfeiçoar a cultura nas cidades do Sul Fluminense.

De acordo com Márcia Fernandes, secretária da Culta de Volta Redonda, que também estava presente, sediar esse encontro é muito importante para a cidade, além de ajudar na realização de eventos e manifestações culturais que já acontecem. “Lutamos muito para realizar eventos e manifestações culturais em nossa cidade. As pessoas que discutem a cultura são técnicas e especializadas e querem agregar valor a esse trabalho e dialogar ainda mais. A participação de todas as cidades é fundamental para fortalecer a cultura da nossa região, que é muito rica”, disse Márcia.

Marinêz Fernandes, Conselheira Estadual do Médio Paraíba, uma das responsáveis pela organização do evento, explicou em poucas palavras o objetivo do Fórum Regional de Políticas Culturais. “A gente vai eleger uma diretoria que vai estar em constantes encontros para debater o avanço e o desenvolvimento da cultura na nossa região”, afirmou Marinêz.

Antes da realização do fórum, três apresentações culturais da região fizeram , brilhantemente, a abertura da noite de debate. A primeira participação especial foi do Projeto Garoto Cidadão, de Volta Redonda, seguido por uma dupla sertaneja representando os projetos culturais da cidade de Resende, e logo depois, para fechar a mostra de manifestações culturais com chave de ouro, o Projeto Volta Redonda Cidade da Música encantou a todos sob a direção da Maestrina Sarah Higino.

 

Marinêz Fernandes - Conselheira Estadual do Médio Paraíba

Reginaldo Magalhães - Representante do Ministério da Cultura

Eduardo Dessupoio - Presidente da FEVRE

Marcia Fernandes - Secretária de Cultura de Volta Redonda

Sediene Maia - Vice-prefeita e Secretária da Cultura e da Educação de Pinheiral

Projeto Garoto Cidadão

Dupla Sertaneja da cidade de Resende

Maycon Abrantes - Vice-prefeito de Volta Redonda

Projeto Volta Redonda Cidade da Música

André Lazaroni - Secretário Estadual de Cultura do Rio de Janeiro

Reginaldo Magalhães elogiou as atrações: “Foi uma bela manifestação cultural. Desde a música clássica até a sertaneja. Isso mostra a grande importância do nosso papel em discutir e valorizar cada região”. O representante do Ministério da Cultura no estado do Rio continuou, dizendo que o fórum é um instrumento de divulgação da cultura e também é muito importante para difundir e também para apoiar os movimentos sociais de cultura e também é um excelente articulador entre a sociedade civil e o poder público.

Maycon Abrantes, Vice-prefeito de Volta Redonda, parabenizou a equipe da Secretaria de Cultura por estar à frente da organização e por estar cobrando a Secretaria Estadual de Cultura do RJ, a realização de um Fórum. Ele ainda afirmou que discutir a cultura é uma maneira de resgatá-la, além de ser muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Em tempos tão ruins como a crise econômica, discutir esse assunto mostra um empenho de todos nós em melhorar e valorizar a cultura. Pela primeira vez, estamos realizando um evento aqui neste teatro. Vamos realizar mais. Queremos resgatar a cultura de nossa cidade”, completou o Vice-prefeito.

Segundo o Secretário Estadual de Cultura, André Lazaroni, abraçar a causa da cultura é extremamente relevante para o governo do Estado do Rio. “Temos que agradecer as cidades por abraçar a cultura, mostrando que, através de parcerias, podemos sim discutir e elaborar políticas públicas para a cultura”, disse Lazaroni, que explicou que com o Fórum instituído a sociedade é fortalecida e os gestores também, e isso fortalece a cultura. “Nós queremos um Sistema Estadual de Cultura forte, para que cada vez mais a cultura fique em primeiro plano para os governos municipais, estaduais e federal, conclui o Secretário.

De acordo com a Vice-prefeita de Pinheiral, Sediene Maia, que também é Secretária da Cultura e da Educação da cidade, a população está carente de cultura limpa, pois atualmente a cultura está muito misturada à política. “Esse fórum é uma oportunidade de investimento em políticas públicas culturais. Quando você não oferece cultura, está deixando de oferecer o que a constituição prevê”, explicou Sediene.

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

G3617_052