Cultura 14/05/2015 12:46

Volta Redonda vira galeria a céu aberto

Projeto VR Grafiti começa em área pública do município.

No dia 1º de maio Um grupo de artistas grafiteiros começou a colorir com arte o muro ao longo da Avenida Getúlio Vargas, conhecido como trevo JK, próximo a entrada da Avenida Amaral Peixoto, no centro da cidade.

O objetivo é transformar a cidade numa galeria a céu aberto. Esse projeto cultural é sucesso nas principais cidades do país e do mundo como Lisboa (Portugual), Nova Yorque (EUA), São Paulo e Rio de Janeiro.

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que a iniciativa é para incentivar os artistas da cidade a ocuparem todos os espaços públicos disponíveis, dando um colorido diferenciado para mudar o tom escuro, cinzento. 

Cerca de 350 metros do muro na Avenida Getúlio Vargas, a partir do trevo JK, foram colocados a disposição dos artistas Anderson Souza, Rick, Ricardo, Tomé, Traoz, Hayala, Pedro, Edu Lamps, que desenvolveram temas livres no espaço público.

O projeto nasceu depois de uma viagem do artista Anderson de Souza a Portugal em fevereiro deste ano, onde ficou por 15 dias, participou de uma pintura de grafite no Museu do Grafite de Lisboa e de seminários da arte dos grafiteiros. 

A secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, disse que novos corredores serão abertos no Labirinto do Zoológico Municipal, nas dependências da Ilha São João, entre outros.

Segundo ela, a secretaria está dando a logística ao projeto com a compra do material (tinta) e o pagamento dos artistas, um custo total em torno de R$ 15 mil que vai mudar para melhor a cidade, colorindo, combatendo o estresse visual do cinza. 

O ponto principal para os corredores culturais, são incentivar a prática da arte nas ruas e incentivar os artistas. As grandes cidades já aderiram a esta arte e Volta Redonda está saindo na frente. 

Ela prevê que novos artistas estarão chegando a Volta Redonda, de vários locais, citando Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Resende, Barra Mansa, além dos artistas locais, expandindo os corredores culturais que serão disponibilizados para a arte dos grafiteiros, na construção de uma galeria a céu aberto, como existe atualmente na capital portuguesa.

O grafite é um movimento de arte urbana surgido na década de 70, que vem crescendo e ganhando adeptos a cada dia. 

Thais Monteiro

Correspondente

Brasil

PMVR15_0049