Saúde 00/00/0000 00:00

Appema realiza “II Encontro - Um Novo Olhar Sobre o Parkinson” na AAP-VR

Evento foi realizado em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

A Appema – Associação dos Portadores de Parkinson, Esclerose Múltipla e AVC realizou no dia 11 de abril no CPSI - Centro de Prevenção à Saúde do Idoso Roque Garcia Duarte, da Associação dos aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, no bairro Aterrado, o  “II Encontro - Um Novo Olhar Sobre o Parkinson”, com uma vasta programação e convidados.

A data sugere reflexão sobre a doença, descoberta há mais de 200 anos pelo do médico inglês James Parkinson, que em 1817 fez a primeira descrição de um caso desta doença.

Helenice Soares, presidente da instituição, na abertura do evento falou sobre o projeto “Um Novo Olhar Sobre A Doença de Parkinson”; a Drª Renata Lengruber, neurologista, sobre  “Os Aspectos Não-Motores da Doença de Parkinson”; Therezinha Guerra, esposa de um parkinsoniano, falou sobre a convivência com “O Parkinsoniano na Família”.

Também estiveram presentes Maria Lúcia de Almeida Cambraia, que explicou como é ser “o Cuidador de Parkinsoniano”. Sobre um outro ponto de vista, Marta Aparecida Lopes e Nazaré Aparecida, apresentaram o tema “Eu, Parkinsoniana”. Finalizando o evento, Vladimir Lopes e Sheila Rodrigues (autores), Marcus Vinícius Ferreira (co-autor), Sandra São Thiago (Fisioterapeuta) e Edgar Malech Ribeiro (Professor de educação Física) apresentaram o “Projeto Parkinson UBM”, que vem cooperando com a instituição.

O encontro foi realizado em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson e teve o apoio da PMVR,  FarmaUSA, Delineare, Hospital VITA, Sempre e da agência de publicidade Lazer Produções & Associados.

Carlos DeAraújo

Jornalista

Brasil

G3618030