Comunidade 11/05/2016 11:09

Smac realiza primeira Feira de Integração Social de 2016

Artesãos puderam expor e comercializar seus trabalhos, gerando, dessa forma, renda

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o Centro de Inclusão Produtiva (CIP) realizaram a “Feira de Integração Social”, nos dias 4, 5 e 6 de maio, na Praça Sávio Gama.

A feira costuma acontecer três vezes por ano, sendo esta a primeira de 2016. O evento tem o objetivo de divulgar os trabalhos dos artesãos assistidos pelo CIP e dar oportunidade para a comercialização dos produtos e com as vendas gerar renda para eles. 

Os visitantes puderam se deliciar com as tortas, salgados e biscoitos nas barracas de culinária e comprar os presentes para o dia das mães. Uma grande variedade de artesanatos com materiais recicláveis, artes em MDF, artes com EVA, corte e costura, peças íntimas, bordado em pedraria, pintura em tecido e customização estava exposto na feira.

Segundo a coordenadora do Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda da Smac, Marlene Mota, participaram do evento 63 artesãos, sendo a maioria composta por mulheres. O Centro de Inclusão Produtiva (CIP) é uma unidade direcionada à geração de trabalho e renda, favorecendo aos participantes a construção coletiva dos seus próprios mecanismos de sobrevivência e de garantia de direitos humanos e sociais, além de formar grupos de produção com autogestão, preparar o artesão para uma atuação como empreendedor individual e capacitá-lo para o mercado de trabalho. 

Ana Luiza Velasco

Jornalista

Brasil

PMVR16_031